O Encontro de São Paulo 2015 nas Redes Sociais Clique aqui para acessar o Facebook da Rede PDIMat Clique aqui para acessar o Twitter da Rede PDIMat Clique aqui para acessar o Instagram da Rede PDIMat

Página inicial

A Rede PDIMat

Clique aqui para ver o Comitê Gestor do Encontro de São Paulo 2015

Patrocínio / Apoio

Clique aqui para obter as informações sobre o local do evento

Clique aqui para informações sobre os palestrantes e as palestras!

Clique aqui para se inscrever no Encontro de São Paulo 2015!

Clique aqui para acessar a programação do Encontro de São Paulo 2015!

Fale conosco - clique aqui para encaminhar uma mensagem à Comissão Organizadora!

Comitê Gestor da Rede PDIMat

Prof. Sérgio R. Barra (UFRN)
Prof. Wanderson S. da Silva (UFRN)
Tadeu Pissinati Sant'Anna (IFES)
Danilo H. Wanderley O. Luna (SENAI)
Carlos A. S. da Costa (Petrobras)

Apoio

Instituto SENAI de Inovação - Conformação e União

O local do evento
A sede da Abendi está localizada na Avenida Onze de Junho, 1317, no bairro Vila Clementino em São Paulo - SP.
Centro de Convenções do SENAI Cimatec.
A Associação Brasileira de ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) visa ser uma entidade globalmente reconhecida pela difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos, através da excelência de suas ações. A Instituição conta com infraestrutura adequadamente preparada para a realização de eventos e treinamentos. O espaço dispõe de um auditório com a capacidade para 90 pessoas e a sua localização é diferenciada (com estacionamento e próxima ao metrô, aeroporto, a às vias Ruben Berta e Domingos de Morais).
Saiba como chegar na abendi partindo do:
Aeroporto de Congonhas
Aeroporto de Guarulhos
Terminal Rodoviário do Tietê
Terminal Rodoviário de Guarulhos

Convite à comunidade

 
Informações Importantes
A Comissão Organizadora convida os integrantes das comunidades acadêmica, científica e industrial para participarem do III Encontro da Rede de Cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais para as Indústrias de Petróleo e Gás e Construção Naval (Rede PDIMat) - Encontro de São Paulo 2015. O evento será realizado na cidade de São Paulo, de 08 a 09 de outubro de 2015, no auditório da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI).  
Programação
 

Clique aqui para visualizar a programação preliminar do evento (jpg - 858 kB).

 
Carta Convite

Apresentação e boas-vindas

Prezados colegas,

O III Encontro da Rede de Cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais para Indústrias de Petróleo e Gás e Construção Naval (Rede PDIMat) - Encontro de São Paulo 2015, com sede na cidade de São Paulo (SP), contará com a realização de mesas redondas, apresentações de palestras estratégicas de especialistas âncoras, abordando temas-chave para as áreas cobertas pela Rede PDIMat e, ao mesmo tempo, disponibilizará um espaço para interação entre os participante na discussão sobre formas de cooperação.

Os Encontros da Rede PDIMat, caracterizam-se como um fórum periódico de agregação dos diferentes atores (pesquisadores, empresários, indústrias, instituições de ensino, instituições de pesquisa, associações, engenheiros, estudantes, entre outros) e visa o estímulo à cooperação, interinstitucional e multidisciplinar, como ferramenta de otimização do uso de infraestrutura laboratorial, de estímulo ao intercâmbio técnico-científico, da discussão sobre a formação de mão de obra, do uso adequado de recursos (fomentos) e de suporte às demandas dos setores de petróleo e gás (P&G) e construção naval (CN).

Nesse sentido, a oportunidade premente estabelecida pelo desafio do crescimento do Brasil e da escassez de recursos (humanos e financeiros) mostra que a organização de eventos, com esta linha de trabalho, distingue-se como uma ação estratégica e oportuna para a discussão e a identificação dos nortes e oportunidades a serem trabalhados, de forma cooperativa, com o intuito do desenvolvimento de conhecimentos e/ou da resolução de problemas vivenciados pela acadêmica e pela indústria e suas relações com o desenvolvimento do país.

Assim, a Comissão Organizadora do Encontro de São Paulo 2015 trabalha com afinco para mostrar a importância do trabalho em cooperação e disponibilizar aos participantes um excelente evento. Adicionalmente, tem a satisfação de receber os integrantes dos setores de P&G e CN nas instalações da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI).


Atenciosamente,

  Clique aqui para visualizar a carta convite oficial para o Encontro de São Paulo 2015 (pdf - 203 kB)
 
Realização
 
Rede PDIMat
 
Organização
 

Rede PDIMat

Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI

Apoio Institucional

Site da Soldagem

Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI
Instituto de Metais Não Ferrosos - ICZ
Associação Brasileira do Alumínio - ABAL

SENAI - Bahia

Prof. Sérgio R. Barra, Dr. Eng.

   
Coordenador do Comitê Executivo da Rede PDIMat
   
   

Palestrantes

 

   

Palestra: "Contribuição da academia para as demandas de tecnologia e inovação da Indústria Brasileira"

Amilton Sinatora 

Engenheiro Metalúrgista pela Escola Politécnica da USP (1975), Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1986 e 1990). Livre Docente (1996) e Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005). Foi gerente de Inovação e Tecnologia da Villares Rolls, empresa produtora de cilindros para laminação (2008). Pesquisa desgaste e atrito em componentes mecânicos bem como as formas de controlá-los. Nestes temas e em temas correlatos orientou 20 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado bem como trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso Tem experiência na transferência e implantação de tecnologia em empresas tendo participado ou coordenado projetos acadêmicos ou tecnológicos. Tem interesse em educação e divulgação científica.

 

Palestra: "Correlações técnicas entre demandas e soluções para aços Navais e API: desafios e perspectivas nacionais"

Willy Ank Morais

Possui curso técnico em Metalurgia (ETFOP 1990),  graduação em Engenharia Metalúrgica (EM-UFOP 1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica (PUC-Rio 1999) e doutorando (USP). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Engenharia da UNISANTA (Gradução e Mestrado Profissionalizante) e Consultor Técnico da INSPEBRAS. Atua intensivamente na ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) como Coordenador do tema "Desenvolvimento de Produtos Metalúrgicos" do Congresso da ABM e como Coordenador Geral do ENEMET. Editor da revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (TMM) e da revista da ABM. Coordenador e instrutor de treinamentos de educação técnica continuada na UNISANTA, ABM e no Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA). Trabalhou durante 12 anos no desenvolvimento de aços e na assistência técnica em laminados a quente, especialmente API, na COSIPA e Usiminas-Cubatão. Atua em Universidades e empresas na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Projeto de Metais e Ligas, especialmente aços, diretamente na interrelação entre produtores e usuários de produtos e análise de falhas.

 

Palestra: "Programa ABAL alumínio nas escolas"

Ayrton Filleti

Engenheiro de Metalurgia graduado em 1962 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou especialização em Metalurgia de alumínio, pela Escola Politécnica. Ele tem experiência de mais de 45 anos na indústria de alumínio, incluindo 36 anos como empregado da Alcan Alumínio do Brasil, com vários cargos de gerência, como, Gerente de Tecnologia Corporativa e Meio Ambiente. Dentre as experiências profissional inclui: Coordenador da ABNT (Associação Brasileira de Normalização), relativa a normas de produtos de alumínio; Membro do Conselho Técnico da ABNT; Membro do Conselho da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia), Diretor Técnico da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio); e Consultor Associado da Intelectus Consultores de alumínio. Agora ele também detém o título de Presidente Emérito Abal.

 

Palestra: "Programa Difusão dos ENDs nas Intituições de Ensino"

Rui Pereira de Carvalho 

Profissional nível 3 em Ensaios não Destrutivos, desde 1980 atuando na área de END Certificações: US N2 e US N3, LP N2 e LP N3 e PM N2. Atividade Atual: Diretor da Vicentin Inspeções, Especialista nível 3 da Abendi.

 

 

 

Celso Braga

Palestra: "A cultura da inovação como vantagem competitiva"

Celso Braga

Mestre em Educação, pós-graduado em  Psicodrama Sócio Educacional pela  ABPS onde é qualificado como professor supervisor, Psicólogo. Experiência de 25 anos na área de desenvolvimento educacional em organizações, em desenvolvimento de estratégias organizacionais, planejamento estratégico, projetos educacionais, desenho de conexões entre iniciativas da educação corporativa e desenho de soluções para inovação. Palestrante internacional tendo atuado em conferências e universidades. Autor do Livro "A Jornada Ôntica" 2013 e co-autor do livro "Educação para excelência". Diretor executivo da Bridge Soluções em Desenvolvimento Humano. Diretor Administrativo da Drucker Society Brazil SP.

 

Palestra: "Promoção da competitividade à indústria brasileira por meio da transferência de conhecimentos, pesquisa aplicada e inovação"

Rodrigo Santiago Coelho

Graduado (2003) em Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG,Belo Horizonte-Brasil). Realizou estudos de doutorado (2008) na área de metalurgia da soldagem na Technische Universität Wien (TU Wien, Viena-Austria) e no Max-Planck Institut für Eisenforschung (MPIE, Düsseldorf-Alemanha) obtendo o titulo pela Ruhr-Universität Bochum (RUB, Bochum-Alemanha). Concluiu estudos de Pós-Doutorado (2010) no Helmholtz-Zentrum Berlin für Materialia und Energie (HZB, Berlin-Alemanha) com ênfase em analises de textura cristalográfica usando luz síncroton e EBSD. Trabalhou como pesquisador júnior (2010-2011) na Technische Universität Berlin (TU Berlin, Alemanha) e no (2011-2014) HZB, Berlin-Alemanha. Desde 2010 ministra as aulas "Joining processes" na TU Berlin, Alemanha. Atualmente é Professor Associado e Gerente da area de materiais do instituto SENAI-CIMATEC em Salvador, Bahia-Brasil. Atua na área de caracterização de materiais - propriedades mecânicas e microestrutural - com ênfase em métodos de difração de raios-X de laboratório, luz síncroton e elétrons retroespalhados no MEV (EBSD).

 

Palestra: "Perspectivas do setor Naval para o futuro e como buscar a sustentabilidade na atual crise"

Marcello José Pio

Graduado em Química Industrial pela Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (1990), mestre e doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ (2000 e 2004). Atua como Especialista em Desenvolvimento Industrial, responsável pelo Observatório Tecnológico e pelas ações de prospectiva (estudos de futuro) da Unidade de Estudos e Prospectiva (UNIEPRO)/CNI, desenvolvendo estudos de prospectiva tecnológica e organizacional, bem como indicadores tecnológicos e de inovação para setores industriais, estudos setoriais e tecnológicos, construção de cenários prospectivos e aplicação de ferramentas de prospectiva, em geral, para identificação dos impactos ocupacionais e educacionais para ações de atualização de formação profissional e demandas de serviços à indústria brasileira.

 

Palestra: "Lei do Bem: Incentivo à pesquisa e inovação"

Eduardo Rocca

O Dr. Eduardo Rocca é sócio no escritório Rocca, Stahl, Zveibil & Marquesi Sociedade de Advogados, tendo como principais competências: direito corporativo, governança corporativa, Tax Law, Litigation, Corporate Law, dentre outras. Também soma conhecimento em estratégia empresarial, Commercial Litigation, due diligence e assistência jurídica.

 

 

 

Palestras: "Lei do Bem: Incentivo à pesquisa e inovação"

"Mecanismos de financiamento e principais cuidados para um projeto de PD&I"

Tadeu Pissinati Sant'Anna

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), graduação em Licenciatura Plena para a Formação de Professores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1989) e mestrado em Pedagogia Profissional pelo então Instituto Superior Pedagógico para a Educação Técnica e Profissional "Héctor Alfredo Pineda Zaldívar" (2003), atual Universidad de Ciencias Pedagógicas, de Havana, Cuba. Atualmente é professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, onde desempenha a função de Assessor para Implantação de Polos de Inovação, cargo de direção vinculado ao Gabinete do Reitor.

 

Palestra: "Aplicações do Laser na Indústria Naval: Novos Desafios"

Diogo Corazza

Possui Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, em 2004, pela Universidade Paulista. Atua como engenheiro de aplicação e processo na TRUMPF Máquinas e indústria Ltda. Também possui experiência como supervisor de Engenharia e Processos (abril de 2001 – até o momento), participando de diversos treinamentos de aplicação de máquinas a laser (corte, solda e tratamento superficial) na Alemanha. Atualmente trabalha como Gerente de Aplicação e dá suporte ao Departamento Comercial em novas tecnologias, oferecendo soluções aos clientes.

 

 

Palestra: "Tecnologia de galvanização para os setores de P&G e CN"

Paulo Silva Sobrinho

Eng. Metalurgista, graduado pela FAAP-SP e pós-graduado em Gestão de Empreendimentos pela FGV-SP. Experiências com fundição e tratamentos térmicos de ferros, aços e alumínio; em aplicações de gases industriais; em aplicações de metais e ligas especiais para indústrias químicas e petroquímicas; Secretariou comissões da ABIFA e ABNT de ferro, aço fundido, ferramental e matérias primas para fundição;atualmente é Coordenador Técnico do ICZ e Coordenador da CEE 114 – Galvanização por imersão a quente – do CB 43 da ABNT.

 

Palestra: "Carteira de P&D da área tecnológica de construção e montagem da Petrobras"

Silvio Juer

Engenheiro Metalúrgico com Mestrado em Metalurgia Física. Gerente Setorial de Certificação e Ensaios Não destrutivos do SEQUI-PETROBRAS, Gerente do Centro de Exames de Qualificação SEQUI-PB e presidente do Conselho de Certificação do SNQC-END - ABENDI.

 

 

   
Programação preliminar do Encontro de São Paulo 2015
( Para ampliar, clique na imagem abaixo.)

Procedimento para inscrição

Orientação:
Preencha todos os campos do formulário e, ao final, clique em enviar.

 

   
Contatos

ABENDI

Av. Onze de Junho, 1317 - Vila Clementino - 04041-054 - São Paulo - SP
Tel. (71) 5586-3199 Fax. (11) 3302-5850 
E-mail:abendi@abendi.org.br 

Comitê Executivo da REDE PDIMat

Av. Senador Salgado Filho, 3000 - Campus Universitário Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59072-970
Tel. (84) 3342-2406
E-mail: barra@ct.ufrn.br
Voltar para o topo da página¦ Voltar para a página inicial





Copyright© Encontro de São Paulo 2015 - Todos os direitos reservados à REDE PDIMat.

Créditos


Criação da logomarca
Sérgio Barra


Criação e manutenção da página
Site da Soldagem

Web designers
Matheus Nunes / Rafael Asaph